Televendas
(11) 5072-2099

Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

DICAS PARA CONGELAR SALGADO

DICAS PARA CONGELAR SALGADO (E DESCONGELAR TAMBÉM!)

Produtores e vendedores de salgados, que trabalham em casa ou que já têm um negócio e realizam produção em escala, precisam congelá-los e armazená-los de forma correta para melhorar e facilitar o comércio e entrega de encomendas e assim evitar prejuízos. É sempre necessário realizar o congelamento - e descongelamento! - adequado de cada salgado (frito e assado) e, pensando nisso, a Bralyx reuniu algumas dicas para você.

bralyx.com

PASSO A PASSO PARA CONGELAR SALGADOS FRITOS

Os salgados fritos empanados como coxinhas, bolinhas, croquetes, devem ser congelados depois que passarem pelo processo de empanamento. Já outros tipos de salgados, como kibe e bolinho de bacalhau, são congelados logo após sua produção ou fritura. E a dica aqui é congelar estes salgados em duas etapas:

1ª etapa: dê preferência em colocar os salgados em bandejas vazadas/perfuradas que agilizam o processo de congelamento. Distribua os salgados de forma espalhada, para que um fique distante do outro e leve ao freezer ou congelador até os salgados ficarem bem firmes. Colocar os salgados todos juntos de uma vez sem qualquer cuidado aumenta o risco de eles deformarem.

DICA BRALYX - Atualmente existem bandejas próprias para congelamento de salgados. Elas possuem pequenos furos espalhados pelo fundo que auxiliam na circulação do ar por todo o produto, fazendo que o processo fique mais eficiente, poupando energia. Por serem empilháveis, é possível acondicionar mais de uma bandeja de uma vez sem amassar os salgados.

2ª etapa: depois que a massa dos salgados já estiver “durinha”, retire-os do freezer e - agora sim! - separe-os na quantidade desejada para venda. Coloque as porções em saquinhos próprios para congelamento de alimentos, feche-os corretamente e lembre-se de etiquetá-los com nome do salgado, data de fabricação, tempo de validade e forma correta de armazenamento. Caso você comercialize o produto sem fritar, não esqueça das orientações de fritura e outros cuidados para o consumidor final!

Os salgados fritos não precisam ser descongelados e ficam até melhores, mais crocantes e mais consistentes quando são fritos ainda congelados e em óleo em temperatura 180°C. Só é preciso atenção – frite aos poucos para o óleo não esfriar e dar tempo do recheio descongelar. Armazenados corretamente, os salgados podem durar até 2 meses no congelador ou freezer.

DICA DE OURO: Congele o seu produto o mais rápido possível para evitar o início do processo de fermentação (isto pode fazer com que seu salgado azede) e também para preservar as características de textura e sabor.

PASSO A PASSO PARA CONGELAR SALGADOS ASSADOS

Ao contrário dos fritos, os salgados assados são pré-assados antes do congelamento. Antes, hein! Coloque-os numa assadeira e leve-os ao forno até que fiquem com a massa corada. Desligue o forno e espere que esfriem.

A partir daqui o procedimento para congelamento dos salgados assados é exatamente o mesmo dos salgados fritos. Lembre-se de armazená-los corretamente e com etiqueta!
Salgados pré-assados, como esfihas e mini-pizzas, podem ficar no freezer ou congelador por até 3 meses quando bem armazenados.

CONGELAR RECHEIOS PRONTOS, COMO DA COXINHA

Você pode também preparar seu recheio em maiores quantidades e congelá-lo. Para evitar desperdício, calcule quantas coxinhas precisa produzir em um certo período de tempo e determine o peso médio em gramas do recheio em cada uma, assim terá o total em quilos que deverá fazer em sua próxima produção. Separe o recheio já pronto nas porções certas e armazene-o retirando todo o ar do recipiente ou plástico filme onde será guardado. Os cuidados de etiquetagem valem aqui também.

Para o descongelamento, tire do freezer e coloque na geladeira, deixando descongelar naturalmente antes de usar.

PERGUNTAS E RESPOSTAS RÁPIDAS: CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO

★ Preciso descongelar os salgados empanados para fritá-los?
Não! É melhor fritá-los ainda congelados. Tome cuidado com a temperatura (180°C) e a quantidade de óleo. O ideal é trabalhar com uma fritadeira elétrica que tenha termostato e ajude você a controlar a temperatura.

★ É necessário etiquetar os salgados que serão congelados?
Sem dúvida! Para saber quanto tempo eles podem durar e também para facilitar a identificação de cada tipo.

★ Preciso pré-assar os salgados que serão assados no futuro antes de congelar?
Sim!

★ Como faço para descongelar os salgados que serão assados?
Tirando do freezer e esperando que descongelem na geladeira. Não tente antecipar o descongelamento no micro-ondas, por exemplo.

★ Quanto tempo duram os salgados e doces congelados?
Entre 2 e 3 meses, dependendo do tipo.

Boas vendas!

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS?
AQUI VOCÊ PODE falar conosco ou nos enviar uma mensagem!



Símbolo