Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

O QUE É MODELO DE NEGÓCIOS E PORQUE SUA EMPRESA PRECISA TER UM

MAS, AFINAL, COMO DESENVOLVER UM MODELO DE NEGÓCIOS?

Com inspiração e criatividade. Sempre lembrando que este modelo será a apresentação da maneira como a empresa criará, entregará e irá capturar valor ($!). Desenvolver um modelo de negócios nada mais é do que definir uma estratégia permanente para a atuação de uma empresa, independente do ramo e/ou setor. Estratégias temporárias, como descontos sazonais e promoções, por exemplo, são sempre bem-vindas, mas não podem ser consideradas parte do modelo.

A ideia é que o modelo de negócios seja uma ferramenta visual para a gestão da empresa, que apresente pontos de extrema importância para sua atuação e, consequentemente, para seu crescimento. Se você criar um modelo de negócio que cabe em uma página ou em um quadro; que possa ser colocado no vidro, na janela ou até na geladeira da sua empresa, você está no caminho certo. O modelo tem que ser visto, reconhecido, compreendido e associado às atividades diárias e aos princípios da empresa. Por todos os que trabalham nela. Este modelo tela, analisado com facilidade, é conhecido como business model canvas, e é o mais utilizado atualmente.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA O PASSO A PASSO PARA ABRIR SUA MICROEMPRESA

bralyx.com

MODELO DE NEGÓCIOS X PLANO DE NEGÓCIOS

Ué, mas plano e modelo de negócios não são a mesma coisa? Acredite: não são! O plano de negócios nada mais é do que um documento formal com informações sobre a empresa colocadas em formato texto. É um modelo descritivo formal, de várias páginas, que, assim como o modelo de negócios, precisa existir. Mas, ao contrário do modelo de negócios, pouca gente para pra ver e estudar.

 

3 SEGREDOS PARA NÃO ERRAR NA HORA DE DEFINIR SEU MODELO DE NEGÓCIOS

Quer acertar no seu modelo de negócios? Então, aqui vão 3 dicas importantes:

1. FAÇA PERGUNTAS (MUITAS! VÁRIAS!)

Nenhuma pergunta é boba demais ou simples demais quando uma empresa começa a criar seu modelo de negócios. A ideia é, justamente, fazer um brainstorm, a partir dos questionamentos e também a partir das respostas encontradas. Perguntas que tenham relação com a proposta de valor da empresa; com o público que será atendido; com formas de relacionamento com este público; com quais recursos serão utilizados; com quais parcerias serão firmadas; com a receita do empresário e a viabilização do negócio, são fundamentais.

2. ORGANIZE AS RESPOSTAS

Faça rascunhos e use, por exemplo, post-its para organizar as respostas. Se precisar, reorganize-as até encontrar o espaço adequado para cada uma delas. É válido levantar hipóteses e testar todas elas. Lembre-se: um bom modelo de negócios permite observar todos os pontos fundamentais do plano de negócios em apenas uma folha.

3. FAÇA A DIVISÃO QUE ACHAR MAIS COERENTE

Não deixe de dividir seu modelo de negócios em blocos (use espaços, quadradinhos, círculos, desenhos, adesivos…). Encontre a melhor visualização para todos, afinal, a apresentação do modelo de negócios é, justamente, esta visualização completa dos processos de organização e atuação da empresa. Dela, parte a criação de uma proposta de valor única para todo o empreendimento. Nesta proposta, você encontrará inovação.

Se você já sabe que quer um modelo de negócios para a produção e venda de salgados para eventos, mas ainda não sabe por onde começar, entenda melhor o funcionamento deste tipo de estrutura com este outro texto aqui do blog. Também pode ser interessante descobrir quais são as 6 dicas fundamentais para quem está começando no mercado de doces e salgados.

Boa sorte!

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS?
AQUI VOCÊ PODE falar conosco ou nos enviar uma mensagem!



Publicado em: 14/01/2020

FALE COM A GENTE!