Televendas
(11) 5072-2099

Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

ORGANIZAÇÃO DE COZINHA PARA FÁBRICA DE SALGADOS

ORGANIZAÇÃO DE COZINHA PARA FÁBRICA DE SALGADOS

A organização de uma cozinha para fabricação de salgados é fundamental para a prosperidade de seu negócio e o ponto mais importante para que isto aconteça é dividir seus espaços e determinar quais tarefas serão realizadas em cada um destes espaços.

bralyx.com

QUAL O MELHOR JEITO DE ORGANIZAR MINHA FÁBRICA DE SALGADOS?

Ao separar os ambientes da cozinha de sua fábrica de salgados, você precisará levar em consideração quais utensílios e equipamentos são aplicados em cada etapa de produção e que tamanho eles têm, quantas pessoas trabalham em cada uma delas e qual a movimentação delas neste espaço.

Para organizar a cozinha de sua fábrica de salgados, faça um paralelo com uma linha de montagem industrial. Uma sugestão é separar os ambientes em:

  • Armazenamento de ingredientes e embalagens
  • Armazenamento de material de higiene e limpeza
  • Pesagem dos ingredientes
  • Preparo de massas e recheios (área quente)
  • Armazenamento de recheios prontos. (área fria)
  • Modelagem dos salgados
  • Congelamento ou refrigeração
  • Embalagem
  • Estoque de produtos (área fria)
  • Despacho de pedidos.

Pense na possibilidade de contratar um especialista para ajudar com essa divisão e organização. Planejamento é fundamental!

OS AMBIENTES DA ORGANIZAÇÃO DE COZINHA PARA FÁBRICA DE SALGADOS

Cada espaço dividido em sua cozinha será utilizado para funções específicas com o objetivo de obter o máximo de aproveitamento na fabricação de seus salgados. Portanto, organize e setorize os espaços para que todos – e principalmente você – tenham uma visão clara do fluxo de trabalho.

O espaço de armazenamento de produtos, por exemplo:

  • não precisa ser grande, mas deve comportar todos os ingredientes e produtos que você irá receber ou comprar,
  • o ideal é acondicionar os ingredientes em prateleiras, armários ou palets numa altura mínima de 15 cm do piso (Não deixe ingredientes, mesmo que seja farinha, diretamente no piso. Isso dificulta higienização e pode estimular a proliferação de pragas),
  • deve estar distante de umidade e do excesso do calor,
  • a organização dos ingredientes deve ser feita conforme tipo, data de validade e frequência de uso.

É importante este espaço seja planejado de forma a facilitar o trabalho e a circulação de todos no ambiente, portanto, deixe mais à mão os ingredientes que utilizar com mais frequência.

Os espaços de produção da massa, recheio e dos salgados precisam, além de estarem sempre limpos e organizados:

  • de uma área dedicada à limpeza (com pia e acessórios);
  • de bancadas desocupadas sempre que possível (para que não haja necessidade de ocupação de outros espaços que não sejam o de produção);
  • de utensílios e equipamentos mais utilizados dispostos em lugar visível e necessários para o andamento e conclusão da produção (deixe a área livre de utensílios e equipamentos em desuso);
  • de armários para armazenamento de outros equipamentos, menos utilizados, mas importantes em algumas situações;

O espaço de embalagem de alimentos também deve estar que bem organizado. Neste setor da sua cozinha, você precisará:

  • de uma mesa ou bancada sempre limpa e livre, para que a separação dos salgados antes de estocá-los seja feita de forma correta e sem danificá-los;
  • de uma mesa ou bancada específica apenas para embalar os salgados, com embalagens e etiquetas sempre à mão. Vale destacar: a etiqueta deve conter tipo do salgado, data de validade, formato de conservação e modo de preparo;

A área de congelamento deve considerar um freezer ou câmara de congelamento de capacidade adequada à sua produção de maneira que você possa guardar os salgados depois de embalados sem preocupação e com o máximo de organização.

  • Sugestão: divida também os espaços no congelador e posicione os salgados de mesmo tipo e/ou com mesma data de validade próximos uns dos outros.

O espaço de despacho de pedidos será um espaço no qual você irá lidar com um sistema de recebimento das encomendas (seja manual ou computadorizado) e talvez até com dinheiro. Portanto, separe este espaço do restante de sua produção e não misture as coisas! O espaço de despacho de pedidos também pode ser uma opção de espaço no qual você manterá papéis e documentos que indicarão sua produção diária, mensal ou semanal e também fará o seu planejamento de toda a fábrica, incluindo da compra e reposição de ingredientes, da manutenção de equipamentos e da administração do estoque.

HÁ MELHORIAS A SEREM FEITAS?

Lembre-se sempre da auto avaliação! Periodicamente, analise se existe alguma coisa em sua fábrica de salgados que pode ser modificada ou melhorada. Adapte-se para obter o máximo de organização e aproveitamento. E mais: se você já tiver uma máquina de salgados ou decidir adquirir a sua, pensando em acelerar e ampliar a produção, separe um espaço só para ela dentro do ambiente da produção dos salgados. Com organização, o funcionamento da máquina de salgados é perfeito e sem complicações, e ela fica ainda mais fácil de ser utilizada.

Espaços organizados são mais produtivos e fáceis de serem mantidos. O trabalho flui melhor quando estamos num ambiente claro, limpo e com as coisas em ordem, sem bagunças.

Bons negócios!

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS?
AQUI VOCÊ PODE falar conosco ou nos enviar uma mensagem!



Símbolo