Televendas
(11) 5072-2099

Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

CONVERTA MEDIDAS: TRANSFORME RECEITA EM PORCENTAGEM

CONVERSÃO DE MEDIDA CULINÁRIA: APRENDA COMO TRANSFORMAR UMA RECEITA EM PORCENTAGEM

Sabe aquela receita incrível que você viu e ficou morrendo de vontade de fazer, mas o rendimento dela não atende a sua demanda de clientes? Pois saiba que com a conversão de medidas é possível reproduzi-la na quantidade exata para o seu negócio.
Além disso, ao fazer a conversão corretamente, você mantém a precisão da receita, garantindo o resultado, evitando desperdícios e, ainda, melhorando o controle do seu estoque de produtos.

Quer saber como fazer isso? Continue neste post e descubra!

bralyx.com

 

PORQUE É IMPORTANTE CONVERTER AS MEDIDAS CORRETAMENTE

Utilizar as máquinas de salgados e as máquinas de doces já possibilita que você crie uma infinidade de receitas. Se souber como converter corretamente as medidas culinárias então, ganha ainda mais liberdade para ousar, testar e criar novos produtos.

Isso porque você passa a ter nas mãos o controle de todas as receitas, podendo produzir em maiores ou menores quantidades, de acordo com o volume de pedidos, e sem chances de errar nos sabores ou texturas!

Dessa forma, é possível manter a qualidade e o gostinho que só os seus salgados e doces têm, e ainda conseguir atender mais e melhor todos os clientes.

Outra grande vantagem de utilizar a conversão de medidas é a redução no desperdício de matéria-prima. Com certeza, você já tentou alguma receita sem as dosagens corretas e ela saiu errado, não é? Quando isso acontece, além do tempo perdido, todos os produtos utilizados são jogados fora, já que, certamente, o resultado da receita será descartado.

Isso gera um gasto de dinheiro desnecessário, e como ninguém quer prejuízo — nem jogar comida fora — aprender como converter as medidas corretamente é essencial nesse ramo de atuação.

COMO FAZER A CONVERSÃO DE MEDIDA CULINÁRIA

Uma maneira de fazer a conversão de medidas é usando porcentagens, e o “percentual de padeiro” é um dos mais utilizados. Nesse tipo de conversão é possível aumentar ou diminuir receitas de forma precisa. Nele, a farinha de trigo corresponde a 100% e os demais ingredientes são proporcionais a esse valor, como neste exemplo:

Receita base de pão

  • 100% de farinha;
  • 66% de água;
  • 2% de sal;
  • 1,2% de fermento biológico seco.

Quer entender um pouco melhor? Basta seguir estes dois passos:

Passo 1: com a ajuda de uma balança digital, pese a farinha e considere o valor obtido como o 100% da sua receita. Para este exemplo, vamos imaginar que a farinha pesou 240g;

Passo 2: pese os demais ingredientes e obtenha a porcentagem de cada um dividindo o valor apontado na balança pelo peso da farinha de trigo, depois multiplique por 100, desta forma: 

  • 180g de açúcar = 75%, ou seja, (180/240) x 100 = 75%;
  • 4 ovos ou 200g = 83%, ou seja, (200/240) x 100 = 83%;
  • 15g de fermento = 6%, ou seja, (15/240) x 100 =6%.

Repetindo esse processo com todos os ingredientes você pode tanto aumentar, quanto diminuir diversas receitas, bem como as adaptar à quantidade de pessoas que deseja atender com cada uma delas, sem desperdício de produtos ou erros.

Ah! Uma dica extra: lembre-se que nesse modelo de conversão a única medida utilizada é o grama!

Aprender como fazer a conversão de medida culinária é essencial para o seu negócio. Assim, você consegue desenvolver novas receitas de maneira fácil e rápida, agradando em cheio e conquistando cada dia mais clientes!

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS?
AQUI VOCÊ PODE falar conosco ou nos enviar uma mensagem!

 



Símbolo