DICAS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE SALGADOS

DICAS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE SALGADOS, POR BRALYX

Para aumentar a produção de salgados, a lucratividade, as demandas, a satisfação dos clientes e dos funcionários, uma fábrica de salgados, mesmo que caseira, deve considerar:

  1. organização,
  2. definição de prioridades,
  3. automatização,
  4. capacitação,
  5. investimento em custo-benefício,
  6. planejamento de vendas.

Abaixo, confira as dicas elaboradas pela Bralyx para você aumentar a produção de salgados e vender ainda mais.

bralyx.com

1 - ORGANIZAÇÃO: DO ESPAÇO E DAS FINANÇAS

Organização: a palavra-chave quando o assunto é “aumento de produção”. A organização leva mais facilidade ao trabalho e torna tudo mais eficiente. Antes de mais nada, organize suas finanças, defina verba para compra de ingredientes e equipamentos e calcule lucro e avalie o risco de algum prejuízo antes e depois de cada produção. Se possível, organize suas finanças em tabelas (manuais ou virtuais), para poder fazer uma comparação entre determinados períodos (mês ou semana, por exemplo), e analisar o andamento de sua fabricação de salgados.

Organize também o seu espaço: separe ambientes dentro da cozinha para cada etapa da produção e preze por mesas, prateleiras, geladeiras e congeladores organizados. Saiba onde você executará cada etapa do processo de fabricação do salgado e também do armazenamento, experimente deixar utensílios e ingredientes que são utilizados com mais frequência em locais de fácil acesso.

2 - DEFINIÇÃO: DE ROTINA E DE PRIORIDADES

Definir a rotina de sua fabricação de salgados pode ampliar a produção de um jeito que você nem imagina! A definição de rotina nada mais é do que organização do seu controle de produção: saiba quando, quantos e quais salgados devem estar prontos para a venda e determine seu ritmo de trabalho ao definir as etapas de produção dentro da cozinha (separação de utensílios que já devem estar limpos antes do início da produção e de ingredientes em quantidades específicas, elaboração da massa, elaboração do recheio, montagem do salgado, fritar ou assar, embalar, armazenar).

Em resumo: classifique suas demandas e defina o que deve ser feito primeiro. Pense também em etapas da produção que podem acontecer de forma simultânea. Você vai ver como essa definição pode otimizar o seu tempo! Se precisar, não hesite em fazer uma lista e pendurar na cozinha para que todos vejam.

3 - SALVAÇÃO? A MÁQUINA DE SALGADOS!

Uma boa dica para aumentar a produção de salgados é apostar na automação. O uso da máquina de salgados é uma solução inteligente para quem busca mais produtos em menos tempo, além de equilíbrio financeiro e a otimização da sua mão de obra. No mercado há empresas sérias que fabricam máquinas de salgado com qualidade e com capacidade de produzir mais de um tipo, formato e tamanho de diversos produtos. Elas são fáceis de manusear e propiciam equilíbrio entre massa e recheio, permitindo padronização do salgado, só é necessário saber escolher a máquina de salgados perfeita para seu negócio. Vale lembrar: investir em uma máquina de salgados também é investir em capacitação para operá-la e assim obter o produto final de acordo com o que você deseja para tirar o máximo de proveito de sua máquina.

4 - CAPACITAÇÃO: PRÓPRIA E DOS FUNCIONÁRIOS

E falando em investir no aprendizado… Pode parecer o contrário, mas se capacitar e capacitar seus funcionários é um ganho de tempo e de lucro. A capacitação otimiza, sim, sua produção. Profissionais mais qualificados, que estão sempre atualizados em relação ao mercado, deixam a produção mais rápida e fluida. Sua própria capacitação também é importante: não apenas para que você atue investindo em sua fabricação de salgados, mas para que você faça uma gestão perfeita de todo o conjunto, inclusive das finanças.

5 - INVESTIMENTO: NOS SALGADOS MAIS PROCURADOS

Além de organizada, uma fabricação de salgados produtiva é uma fabricação focada. Pense no custo-benefício e defina inicialmente seu foco de aumento da produção nos salgados que mais saem e são mais procurados pelos clientes. Produza os alimentos que você já sabe que saem perfeitos, são mais fáceis de fazer e se tornaram um sucesso entre sua clientela. Dedique seu tempo primeiro no que já dá certo e, aos poucos, depois de atingir o objetivo principal, que é o de aumentar a produção, expanda para os demais produtos e quem sabe até experimente modificações no cardápio. Esteja sempre atento ao mercado!

6 - PLANEJAMENTO: DE VENDAS

Se você ainda não tem um, elabore seu plano de vendas e determine seus índices atuais (de vendas e produção, por exemplo) e suas metas futuras, além de mudanças e investimentos a serem feitos em curto e longo prazo. Inclua no seu planejamento de vendas uma verba para situações de emergência. Determine também qual é o seu público alvo e como este público consumirá os salgados que estão à venda (congelado ou já pronto, por exemplo). Foque no que tem mais saída!

O planejamento de vendas pode ser reelaborado com certa frequência e deve incluir promoções que sejam interessantes ao público alvo definido ou mesmo para períodos festivos. Lembre-se, apenas, de determinar os prazos e dias de validade destas promoções. Também faz parte do planejamento de vendas e da ampliação da produção de salgados em uma fábrica:

  • redução ao máximo do desperdício de ingredientes e de produtos finais;
  • avaliar a substituição de ingredientes mais caros por ingredientes com a mesma qualidade, mas de custo menor sempre tendo o cuidado para que isto não impacte na qualidade do seu produto!

As novidades, a variedade e a boa divulgação são, sem dúvida, fatores importantes para quem deseja aumentar sua produção de salgados. Mas perceba o quanto nada disso será útil, se não forem pensados e ponderados os investimentos mencionados acima, tanto em estrutura, quanto nos processos de produção. Então mãos à obra com muito foco e determinação!

Sucesso!

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS?
AQUI VOCÊ PODE falar conosco ou nos enviar uma mensagem!