SAIBA COMO MONTAR UMA BRIGADERIA DE SUCESSO

SAIBA COMO MONTAR UMA BRIGADERIA DE SUCESSO

A onda de gourmetização gastronômica que aconteceu no mercado nacional impactou todos os tipos de alimento, dos mais simples aos mais sofisticados. Não poderia ficar de fora desse processo o doce queridinho do brasileiro, o brigadeiro. Assim, foi possível dar sabores ainda mais incríveis ao brigadeiro e explorá-lo como uma fonte de renda. Por isso, muitos profissionais tomam a decisão de especializar-se na produção e montar lojas para vender esse produto. Mas surge sempre a dúvida: como montar uma brigaderia da melhor maneira possível?

bralyx.com

Os primeiros passos são básicos para qualquer empreendimento. É preciso pensar na infraestrutura da loja, considerando a área para fabricação de brigadeiros e o espaço para expor e armazenar os produtos, bem como todo mobiliário para acomodar os clientes. Em seguida, deve-se montar um cardápio consolidado e buscar fornecedores confiáveis e de qualidade.

E, por fim, saber quanto dinheiro está disponível para investir. E é este montante que determina qual o tamanho da loja, quantas e quais ações de publicidade e divulgação serão feitas, entre outros fatores. Caso o valor não seja o suficiente para montar sua brigaderia dos sonhos, não há porque desanimar.

O ramo de brigaderia gourmet oferece a possibilidade de recuperação rápida do investimento, já que se trata de um produto com ótima margem de lucro. Portanto, em médio prazo é possível reinvestir e fazer melhorias na loja.

COMO ADQUIRIR EQUIPAMENTOS PARA MONTAR UMA BRIGADERIA

Ao desenhar a infraestrutura do negócio é fundamental considerar a compra de máquinas e equipamentos para otimizar a produção dos doces. Essas máquinas têm a condição de eliminar etapas que seriam realizadas manualmente, garantindo padronização e que os produtos fabricados tenham sempre o mesmo padrão de qualidade, tamanho, peso e até sabor.

Falando em mecanização, um dos grandes gargalos e ponto crítico na produção em maior escala de brigadeiros é a preparação da massa. Cozinhar, mexer e - não deixar queimar! - grandes quantidades pode se tornar um problema, mas saiba que atualmente, existem no mercado equipamentos como as masseiras cozedoras que fazem todo este processo, facilitando e muito todo o trabalho.

Além disso, ficar horas e horas enrolando brigadeiros é uma atividade muito cansativa que pode se tornar demorada, dependendo do seu nível de produção. Neste caso, as maquinas formadoras podem ser a solução. Há ainda também um dispositivo que granula o doce agilizando e muito todo o processo. Desta maneira, você pode até avaliar em aumentar a produtividade e a abrangência do seu negócio.

COMO MONTAR UMA BRIGADERIA QUE ESTEJA SEMPRE MOVIMENTADA

Uma preocupação para qualquer dono de comércio é manter sempre o movimento. O maior pesadelo é ver que o negócio está cheio por ser novidade, mas, após alguns meses, o público começa a diminuir. Para isso, além de vender brigadeiros de qualidade, é preciso criar alternativas e soluções para atrair sempre o público.

É importante possuir um cardápio variado, apresentando novidades quando os produtos começarem a diminuir em vendas. Para isso, é válido se aproveitar da “onda gourmet” onde muitos e criativos cozinheiros têm feito releituras de receitas tradicionais e consagradas. O brigadeiro já entrou neste movimento e o queridíssimo docinho à base de leite condensado e chocolate agora possui dezenas de versões. Trocando ou substituindo o chocolate você pode ter inúmeras possibilidades: brigadeiro branco, de chocolate amargo, brigadeiro de paçoca, de cenoura e muitos outros!

Uma outra alternativa é oferecer outros tipos doces que não apenas o brigadeiro em sua brigaderia e assim complementar a renda do negócio. Claro, ele é o carro chefe, mas aumentar o mix de produtos com bolos, tortas, sorvetes – especialmente aqueles que tiverem brigadeiro na receita, é receita certa para agradar mais paladares.

Um espaço café também tem tudo a ver com a ideia de uma brigaderia aconchegante e elegante. Apostar no segmento de bebidas em parceria com o brigadeiro é uma forma de atrair os clientes para passar mais tempo na loja, seja para conversar, fazer reuniões ou apenas relaxar. Desta forma, a marca e os produtos ficam em exposição aos clientes por mais tempo, aumentando as chances de venda.

Eventos, promoções e parcerias são outras maneiras bem-vindas para consolidar as vendas. Trabalhar com encomendas é fundamental. Uma maneira de desenvolver essa venda planejada é tentar apresentar os produtos para empresas que possam encomendar os brigadeiros para serem distribuídos como brindes em eventos corporativos. Firmar parcerias e oferecer seu produto para buffets também pode fazer seu negócio girar ainda mais.

E por fim, capriche na decoração e apresentação do seu espaço, se ele for convidativo, pode se tornar um espaço para pequenos eventos como mini-weddings, batizados, chá-bar, aniversários e movimentar ainda mais os seus lucros!

Agora que você já sabe os passos básicos de como montar uma brigaderia, não deixe de buscar mais conhecimento. É importante buscar consultoria em órgãos como o SEBRAE, que auxiliam micro e pequenos empreendedores a administrar suas lojas de maneira profissional. Sempre corra atrás de novos cursos, receitas, ingredientes e equipamentos que possam tornar seus produtos ainda mais saborosos e desejados pelos seus clientes.

Sucesso!