APRENDA A CALCULAR SEU RETORNO DE INVESTIMENTO

APRENDA COMO CALCULAR O RETORNO DO INVESTIMENTO EM SEU NEGÓCIO

Muito já foi falado do quanto investir na venda de salgados é um negócio promissor e muito lucrativo.

Por mais que se tenha um amplo público a ser alcançado que lhe trará esse retorno, ter um bom planejamento e, principalmente, todas as despesas na ponta do lápis é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Esse cuidado é importante para que você saiba claramente para onde está indo o dinheiro investido, quanto de lucro sua empresa está tendo, de quanto dispõe para fazer novos investimentos e, assim, trabalhar para a ampliação do seu empreendimento.

Para ajudar nessa questão vamos lhe ensinar de maneira fácil como calcular o retorno do investimento em seu negócio, e as vantagens que esse controle traz. Vamos lá?

bralyx.com

 

O QUE É ROI E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O SEU NEGÓCIO

O retorno de um investimento, também chamado de ROI (em inglês, "return on investment"), é um cálculo para descobrir quanto sua empresa lucra financeiramente ao fazer um investimento.

Entende-se investimento tudo que venha para contribuir com o crescimento do seu empreendimento. Pode ser a locação de um novo espaço em um ponto mais movimentado, uma nova estratégia de propaganda para divulgação de sua marca, como a compra de um domínio próprio para o seu site, entre outras melhorias.

No caso das vendas de salgados podemos dar como exemplos de investimento a aquisição de um novo freezer, uma masseira, uma máquina de fazer salgados, ou quaisquer outros equipamentos que contribuam para o aumento da produção e das vendas.

Acompanhar e analisar o retorno do investimento é importante para saber se ele foi positivo ou não para a sua empresa, e se atingiu os objetivos pretendidos no prazo que foi estipulado inicialmente por você.

Ao saber essa resposta você consegue ter uma visão melhor e pontual do que está gerando maior rendimento, quais pontos necessitam de melhorias, ou mesmo, quais despesas poderiam ser cortadas, e assim traçar novas metas e estratégias para o seu planejamento.

COMO CALCULAR O RETORNO DO INVESTIMENTO (ROI)

Basicamente, a fórmula padrão para calcular o retorno do investimento é:
ROI = (Receita – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Por exemplo, se a receita (ou ganho) obtido naquele período foi de 1.000.000 reais e o custo do investimento foi de 250.000 reais, então:

(1.000.000 - 250.000) / 250.000 = 3

Isso significa que o retorno foi de três vezes o custo do investimento. Se quisermos pensar em forma de porcentagem é só multiplicar o resultado deste cálculo por 100. No exemplo dado acima, o ROI neste período do cálculo foi de 300%.

Para chegar aos valores que devem ser aplicados na fórmula você precisa inicialmente descobrir sua receita e seus custos.

A receita nada mais é que todo valor arrecadado com as vendas de seus produtos. Já os custos são todas as despesas que você teve para tornar o investimento realidade.

Para ficar mais claro vamos usar como exemplo a compra de uma máquina de fazer salgados:

  • a sua receita é todo lucro obtido com a venda de salgados após a aquisição da máquina;
  • os custos englobam o valor investido na máquina e tudo que é gasto para a produção dos salgados.

Dica Bralyx: Uma observação importante é que se deve pensar em qual prazo gostaria de ter o retorno deste investimento e também levar em consideração a forma e o prazo que pagará por ele (parcelado, à vista, empréstimo etc.). Todos estes detalhes devem entrar em seus cálculos e em seu planejamento para que possa ter um resultado o mais real possível de seu ROI quando for calculá-lo.

VANTAGENS DE CALCULAR O RETORNO DO INVESTIMENTO

Especialmente quem está começando um negócio tende a ter receio na hora de fazer um investimento maior. Isso é totalmente justificável, visto o medo de ter prejuízos financeiros e todos os transtornos que isso acarretaria.

Sabendo como calcular o retorno do investimento, isto pode ser feito e refeito sempre que necessário, desta forma essa margem de erro se torna menor, facilitando o planejamento de sua empresa à médio e longo prazo, pois você conseguirá ver “em números” o quanto esse investimento trará de benefícios. Desta forma, você terá mais segurança para dar um passo importante rumo ao crescimento dos seus negócios.

Dica Bralyx: você pode utilizar o cálculo de ROI tanto para vendas e investimentos que já ocorreram, como também para lhe auxiliar a fazer uma previsão de qual a receita (ou ganho) necessária para obter o retorno de um investimento em um prazo específico que necessite.

Agora que você já sabe como calcular o retorno do investimento e a sua importância para a vida financeira do seu empreendimento, que tal fazer uma simulação e ver o quanto a aquisição de novos maquinários ajudarão a expandir seu negócio de salgados?

Bons cálculos, e boa sorte!

 

 

 QUER SABER MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS?
AQUI VOCÊ PODE falar conosco ou nos enviar uma mensagem!