Televendas
(11) 5072-2099

Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

FORMAÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUE DE PRODUÇÃO

FORMAÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUE NA PRODUÇÃO DE SALGADOS

Sabia que o controle de estoque de salgado tem tudo a ver com o sucesso, ou não, do seu negócio?

Independentemente se você já está no ramo há algum tempo, ou se começou agora, dar a devida atenção a esse controle — seja dos produtos prontos ou da matéria-prima — é estratégico e pode determinar seus lucros e prejuízos.

Identificar a quantidade ideal de matérias-primas e produtos prontos permite que você mantenha um fluxo de caixa saudável e evite perdas e desperdícios.

Mas você sabe a melhor forma de fazer isso? Ainda não? Sem problemas! Preparamos este conteúdo especialmente para lhe ajudar. Acompanhe agora!

bralyx.com

 

POR QUE É IMPORTANTE TER CONTROLE DE ESTOQUE DE SALGADO?

Em primeiro lugar é preciso entender que o estoque faz parte da vida financeira da sua empresa. Por isso, tratá-lo de maneira inadequada pode trazer sérios transtornos.

Nunca havia pensado assim? Então, reflita: excesso de produtos parados é sinal de prejuízo. Não ter material suficiente para atender aos pedidos — e ter que comprar de última hora a preços altos — também é.

Ficou mais claro?

O maior objetivo do controle é ter material em quantidade suficiente para atender todos os clientes com produtos frescos e saborosos.

COMO CONTROLAR O ESTOQUE?

Vamos para a prática? Veja os 5 passos para você dar início ao seu controle de estoque de salgado:

1. ESPAÇO ADEQUADO

Tudo começa pelo local que será usado como estoque. Você precisará de armários, prateleiras e freezers. Atenção especial com a limpeza: locais mal ventilados, com mofo ou umidade devem ser descartados.

2. ARMAZENAGEM CORRETA

O armazenamento correto evita perdas e gastos extras. Conhece o sistema “primeiro que entra, primeiro que sai”? Nada mais é do que deixar na frente os produtos mais antigos, dando saída àqueles que vencerão antes. (já falamos dele aqui)

Essa forma de armazenamento vale tanto para produtos que serão usados para fazer os salgados, quanto para os salgados já prontos.

Dica especial: alimentos secos devem estar a 25 cm do chão; 60 cm do teto e 10 cm das paredes. Isso facilita a circulação de ar, mantendo a conservação dos itens.

3. REGISTRO DOS ITENS

Tudo organizado? Mas ainda não acabou. Agora é uma das partes mais importantes do processo: anotar tudo.

Para fazer isso você pode usar planilhas, aplicativos próprios ou um simples caderno. Lógico que a tecnologia ajuda muito, mas o foco é não deixar de registrar.

Um bom controle de estoque de salgado consiste em não anotar somente o que está guardado. Relacionar os valores individuais de cada item ajuda no cálculo final de quanto cobrar por seu produto.

Outro ponto é registrar tudo o que é vendido. Ter o controle exato das saídas é primordial para saber o que deve ser comprado. Um exemplo: se percebeu que nos últimos tempos determinado salgado não vendeu tanto, por que comprar matéria-prima para produzir mais dele?

Dica especial: uma opção é fazer uma promoção desse salgado. Assim, você conquista mais clientes, e ainda reequilibra seu estoque!

4. PERIODICIDADE

Dentro da rotina de produção, avalie de quanto em quanto tempo é melhor fazer o controle do estoque.

Pode ser semanal, quinzenal, até mensal. Só não deixe de fazer, ou pode virar uma bola de neve e você perder o controle novamente.

5. BONS FORNECEDORES

Isso permite que você negocie valores e prazos, gera economia e ainda tem a certeza de não ficar na mão, caso precise de algum produto extra. Mas lembre-se de comprar somente o que realmente será utilizado!

QUAIS CUIDADOS TOMAR AO ESTOCAR PRODUTOS PRONTOS?

Uma forma de alcançar o sucesso do seu negócio é servir aos clientes produtos frescos, saborosos e padronizados. Nisso, a utilização de máquinas de salgados ajuda muito.

Mas para chegar à qualidade ideal, o estoque de produtos prontos precisa de atenção especial. Afinal, não se pode correr o risco de vender produtos vencidos, causar problemas de saúde aos clientes, e deixar sua empresa com uma imagem negativa.

Por isso, o estoque nessa fase requer alguns cuidados:

PRODUTOS FRESCOS

  • não devem ser expostos ao sol, guardados em locais abertos que recebam chuva, ou com presença de animais;
  • a armazenagem correta é em temperatura de aproximadamente 5°c.

PRODUTOS CONGELADOS

  • a temperatura certa para estoque de salgados congelados é em média de -12°C;
  • anote nas embalagens a data de fabricação e de validade. Quando armazenados corretamente eles podem durar entre 2 e 3 meses, dependendo do tipo.

ATENÇÃO ÀS GELADEIRAS E FREEZERS

  • verifique sempre o estado das borrachas de vedação, isso garante a temperatura correta;
  • mantenha-os sempre limpos e higienizados;
  • geladeiras domésticas não são ideais para estoque dos produtos, especialmente dos congelados, pois não alcançam a temperatura certa para conservação. Investir em um equipamento como ultracongeladores pode fazer a diferença para manter a qualidade dos alimentos.

Por fim, manter a padronização de seus produtos, usar aquele tempero especial que só você sabe fazer, e ter um adequado controle do estoque de salgado. Com certeza, seu negócio vai ser um sucesso!

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS?
AQUI VOCÊ PODE falar conosco ou nos enviar uma mensagem!



Símbolo