CONHEÇA A NORMA NR-12 PARA MÁQUINA DE SALGADOS

CONHEÇA A NORMA NR-12 PARA MÁQUINA DE SALGADOS

bralyx.com28 de abril foi o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho. A data foi instituída em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho em memória a 78 operários que morreram na explosão de uma mina nos Estados Unidos.

Para marcar a data, resolvemos abordar um dos principais causadores de acidente na operação de máquinas e equipamentos: a falta de cuidados com a segurança no manuseio.

Todos os envolvidos em um negócio de fabricação de salgados precisam colocar saúde e segurança em primeiro lugar, principalmente durante a operação do maquinário. O processo de fabricação é simples, mas é aí mesmo que pode estar o perigo, muitos acabam descuidando e quando o assunto é segurança e saúde, todo conhecimento e precauções nunca são demais!

Toda máquina de salgado deve ser desenvolvida para oferecer o máximo de segurança para o operador durante todo o processo, mas é preciso seguir à risca as orientações de operação fornecidas pelo fabricante. As máquinas dos principais fabricantes disponíveis no mercado são produzidas em total conformidade com as normas da NR-12, Norma Regulamentadora de Máquinas e Equipamentos, instituída pelo Ministério do Trabalho brasileiro, que estabelece os requisitos mínimos necessários para proteger os usuários e reduzir acidentes.

E tem mais! Além da segurança, possuir um equipamento adequado às legislações também é se prevenir de qualquer tipo de complicações decorrentes de possíveis fiscalizações feitas pelo Ministério do Trabalho.

Outra importante questão para se ter em mente é que todo o ambiente de produção precisa estar seguro: fiação e instalações elétricas corretas, ventilação, temperatura e iluminação adequadas.

SAIBA COMO SE ADAPTAR À NR-12

A NR-12 é extensa, mas a parte que fala especificamente sobre máquinas para panificação e confeitaria (onde as maquinas de salgados e doces se enquadram) está no anexo VI. O texto orienta sobre controles de segurança e acesso ao equipamento.

Caso queira consultar a norma na íntegra, você pode acessá-la clicando aqui

A Norma Regulamentadora pode parecer um pouco ‘incômoda’ ou difícil de seguir à primeira vista, mas ela tem o objetivo de preservar e proteger a integridade física e a saúde do trabalhador. Embora aqui o destaque seja a operação dos equipamentos envolvidos na produção de doces e salgados, há outra norma que regulamenta as questões de ergonomia, a NR-17, que aborda questões sobre a maneira mais adequada para estruturar o local onde o equipamento será utilizado (balcão, disposição, higiene, etc.) e estabelece os parâmetros para a jornada de trabalho.

Outro ponto importante abordado pela NR-17 é o fato de que os movimentos repetitivos durante a operação de máquinas podem comprometer o desempenho dos músculos do corpo, podendo causar doenças do trabalho, como é o caso da L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo). Um estudo feito pelo Ministério do Trabalho em 2012 apontou a L.E.R. afasta 100 mil pessoas de suas funções, em média.

#dica Bralyx O uso correto do equipamento também vai contribuir para evitar danos e desgastes na sua máquina o que poderia comprometer sua vida útil e durabilidade!

MÁQUINA DE SALGADOS DA BRALYX É ADEQUADA À NR-12

A composição da máquina de salgados não foi projetada à toa. Todas suas peças e componentes são de importância fundamental, não apenas para uma produção perfeita, mas para um trabalho 100% seguro, e por isso não podem deixar de ser usadas.

De acordo com a NR-12, existem 5 categorias de risco de segurança nas quais os equipamentos devem se enquadrar de acordo com o nível de riscos que oferecem. As máquinas de salgados com proteções móveis, como as fabricadas pela Bralyx, se enquadram na categoria 3.

Por se enquadrarem na categoria 3 de riscos, as máquinas de salgados devem possuir alguns itens como, por exemplo, sensores de segurança que impeçam ou interrompam o seu funcionamento no caso das proteções estarem mal posicionadas. Além disso, o equipamento conta com barreiras de proteção para impedir acesso à suas áreas internas. Todos esses cuidados são MUITO importantes para evitar acidentes. Esses acidentes podem comprometer a saúde do operador da máquina, e podem ser evitados simplesmente seguindo normas básicas de segurança e operando a máquina conforme indicado no manual do fabricante.

#dicaBralyx Antes de adquirir um novo equipamento para sua produção, lembre-se de analisar bem se ele é fabricado dentro das normas de segurança para não arriscar comprometer a saúde do operador da máquina e nem a segurança do seu negócio.

No caso da Bralyx, todas as informações sobre o funcionamento seguro de cada máquina estão no manual de operação e também são ensinadas e reforçadas durante o treinamento. Neste documento é possível entender melhor a composição da máquina e como ela colabora para que o processo de fabricação de doces e salgados seja ainda mais seguro.

NÃO É BRINCADEIRA: SIGA AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA À RISCA!

Parece óbvio, mas muita gente não faz! Ao adquirir sua máquina de salgados, leia o manual de instruções. Descubra suas principais características (capacidade de produção, peso, consumo de energia etc.) e qual a melhor maneira de operá-la.

Também faça questão do treinamento oferecido pelo fabricante, e lembre-se de treinar todos os funcionários que irão manusear a máquina. Teste os equipamentos e familiarize-se com todo o processo antes de começar a produzir em grandes volumes.

Para concluir, lembre-se que se a produção se tornar ampla e ultrapassar o tempo de trabalho previsto por lei, é importante que as pessoas responsáveis pelo manuseio da máquina de salgados se organizem em linhas e células de produção, seguindo um rodízio de turnos, se possível, para manter a segurança do processo de produção.

Adequar-se às normas de segurança é proteger sua saúde, a saúde dos seus colaboradores e o sucesso do seu negócio!

Sucesso!