BUFFETS: COMO EXPLORAR MELHOR ESSE MERCADO

BUFFETS: COMO EXPLORAR MELHOR ESSE MERCADO

Muita coisa vai acontecer ainda em 2018! E se você tem um buffet ou espaço de eventos, prepare-se, pois segundo a Abrafesta, após um período de fortes quedas, o mercado de festas e eventos está aquecendo novamente.

Este mercado tem grande influência em diversos tipos de empresas (principalmente pequenas), como muitos prestadores de serviço e produtores de doces e salgados. É por aqui que muitas empresas começam e prosperam.

Por outro lado, quem possui um buffet tem uma lista enorme de itens para considerar: local, cardápio, decoração, DJ, garçons, segurança, estacionamento, isso só para ficar nos mais óbvios. Pensando nisso, preparamos sete dicas estratégicas para o sucesso do seu negócio. Vamos lá!

1 – FAÇA PROMOÇÕES

Fazer promoções e divulgá-las é a melhor forma de atrair público para o seu espaço. Uma ideia é fechar valores pré-definidos para festas com 50, 100 ou mais pessoas e você pode oferecer outros serviços neste pacote fechado, como decoração, iluminação, DJ, etc.

Outra sugestão, perfeita para aniversários e casamentos, é algum desconto específico para os donos da festa ou para os parentes mais próximos realizarem sua próxima festa também com seu buffet. Se gostarem do serviço, com certeza retornarão. Deixe a criatividade falar, mas não esqueça de fazer os cálculos com cuidado para não sair no prejuízo.

2 – ESCOLHA BEM SEUS PARCEIROS

Aqui, mais do que em qualquer outro setor, ter fornecedores de confiança impacta diretamente no desenvolvimento do seu negócio. Imagine ter tudo pronto para a festa de casamento e o DJ não aparecer, ou não ter toalhas porque a lavanderia não as entregou a tempo. Faça visitas periódicas aos seus fornecedores e parceiros, convide-os para ir ao seu espaço, seja próximo. Exija transparência e trabalhe da mesma forma com eles. Trabalhar com festas e eventos é trabalhar com “sonhos” e nessa hora, nada pode dar errado para que seus negócios sejam sempre um sucesso!

3 – TENHA UM “PLANO B”

Tenha sempre um plano de contingência, quem tem um buffet sabe que imprevistos acontecem a todo momento. Com tempo e experiência na área aprendemos que ao desenhar um evento é sempre preciso pensar em tudo que pode dar errado, e ter à mão maneiras de contornar esses imprevistos. Aqui, nem só a criatividade e o bom senso precisam falar alto para saber como resolver problemas de última hora. Um pouco de planejamento também ajuda.

4 – CARDÁPIO MERECE TODA A ATENÇÃO

Embora cada detalhe seja muito importante em uma festa, comida e bebida são itens que devem ser tratados com todo o cuidado. A qualidade da comida, aliás, é fundamental para o sucesso de qualquer festa. E não se pode pensar no cardápio de um buffet sem salgados e doces!

Falando nestes quitutes, você pode optar por terceirizar o fornecimento ou querer ter um controle mais próximo sobre o que será servido e trazer a produção para dentro do buffet. As duas alternativas têm pontos favoráveis. Para quem conta com fornecedores, é possível ter mais tempo para lidar com as outras questões da festa. Já quem decide pela fabricação própria tem mais controle sobre os alimentos e corre menos riscos. Tendo o controle de sua própria produção de salgados e doces você consegue garantir o padrão de qualidade do que é oferecido a seus clientes e também os prazos de produção.

5 – QUE TAL UMA MÁQUINA DE SALGADOS E DOCES?

Se você decidir por internalizar a sua produção de salgados e doces, além das vantagens que já falamos no final do item 4, você deve considerar que deverá começar a produzir em grande escala para ganhar rentabilidade (diminuindo seus custos) e adquirir uma máquina de salgados e doces pode ser um ótimo investimento. Uma formadora de salgados de qualidade, como a da Bralyx por exemplo, é capaz de produzir até dois mil salgados por hora, com formatos e recheios diferentes.

O equipamento certo ajuda a deixar o cardápio do seu buffet ou espaço ainda mais amplo e variado, além de melhorar a padronização dos produtos, com ela você pode fabricar coxinhas, bolinhas de queijo, croquetes, quibes, almofadinhas, empadas, entre muitos outros salgados com os mais variados recheios. A versatilidade que a máquina traz para a produção de doces também é grande: vai desde os docinhos tradicionais, como brigadeiros, até mini churros recheados, por exemplo. (Confira aqui dicas de como Aproveitar ao Máximo Sua Máquina de Salgados)

Além disso, a máquina permite maior agilidade para atender clientes com demandas “de última hora” como um aumento no número de convidados ou festas muito grandes e com prazo curto. Este pode, inclusive, se tornar um diferencial de sua empresa em relação aos concorrentes. Explore esse diferencial!

Dica Bralyx: Com uma máquina, você pode quem sabe até mesmo fornecer salgados e doces para terceiros e ter uma outra alternativa de fonte de renda para seus negócios!

6 – POSICIONE-SE

Você pode optar por atender a todo tipo de evento – casamentos, festas, batizados, reuniões de negócios, eventos corporativos, congressos. Ou pode escolher especializar-se e atuar em um único segmento, caso ache interessante. O importante é posicionar-se de maneira clara para seus clientes sobre quais os tipos de evento que atende, desta forma vai se especializando cada vez mais e ficando reconhecida no mercado.

Outro ponto interessante é não ter vergonha ou receio de pedir indicações ou avaliações, hoje o mundo virtual é muito ativo, as pessoas buscam na internet sobre a empresa antes de decidirem por uma contratação. Ter recomendações e avaliações reais de seus clientes sobre o seu negócio pode ser, em alguns casos, a melhor propaganda para seu buffet. Pense em formas de incentivar seus clientes a falarem sobre seus serviços, é aumento garantido nas vendas!

7 – INOVE

As pessoas adoram novidades, e nesta área não é diferente, muito pelo contrário! Por isso, esteja atento ao que há de novo no setor, procure também deixar a criatividade fluir e lançar tendências em sua região. Conheça o seu público a fundo para entender do que eles gostam e o que os agrada mais, escute-os, muitas ideias podem surgir exatamente dos comentários e necessidades de seus clientes.

Uma dica interessante é ficar atento às datas de feiras e congressos relacionados ao setor de eventos e buffets, nestes eventos é possível conhecer os últimos lançamentos e tendências para o setor e isso com certeza dá uma boa “ajudinha” para a criatividade fluir. Só não se esqueça de fazer um bom planejamento para ver se sua nova ideia é mesmo viável e então: mãos à obra!

Sucesso!